segunda-feira, 29 de abril de 2013

27ª JORNADA - Liga ZON Sagres - DESTAQUES





   Caros leitores, caminhamos a passos largos para o final da época 2012/13!

   Esta 27ª Jornada da Liga ZON Sagres, teve (e ainda tem, visto que o jogo Marítimo-Benfica, ainda se realiza hoje ás 20:00 no estádio dos Barreiros) em evidencia três lutas bastante diferentes. Uns lutam por se aguentar no escalão principal do futebol português, outros "guerrilham" por o dinheiro e o prestigio da presença tanto na Liga dos Campeões, como na Liga Europa, e por ultimo a luta pela conquista do título de campeão nacional (resumido como "normal" a dois clubes, Futebol Clube do Porto, atual detentor do título e Sport Lisboa e Benfica, atual líder e único dependente de si mesmo para a conquista).

   O meu destaque desta jornada vai para duas equipas que, até agora, garantiram vitórias mais que importantes para a permanência na 1ª Liga. Gil Vicente e Académica venceram os seus jogos em casa, o primeiro ao receber o Olhanense (2-0) e o segundo derrotando o Moreirense (1-0). 
   Gil Vicente (25 pts) que conta com um jogador, que até agora (para mim) é o jogador da jornada. É rei e senhor nesta equipa. Hugo Vieira irreverente e portador de grande potencial. Marca, dá a marca e mexe com todos os "galos", que caso o Gil Vicente se aguente, será o principal culpado da sua permanência. 
   Já a Académica (24 pts) com muito sofrimento e o líder Sérgio Conceição, lá garantiu os três pontos. Golo solitário (18') do "rato" e herói do Jamor, Marinho. Ainda na corrida para não descer estão Beira-Mar (20 pts),  Moreirense (21 pts),Olhanense (21 pts) e Vitória de Setúbal (26 pts), que não conquistaram qualquer ponto esta jornada.
   Na luta pela Europa, o Sporting Clube de Portugal ganhou vantagem a um dos seus rivais diretos, o Nacional da Madeira (34 pts). Alvalade viu, novamente, os "verdes e brancos" a deixarem o melhor para o fim. Em que o golo de Rojo (86'), ditou a vitória preciosa (2-1) que deixou o Sporting mais perto de um lugar na Liga Europa. Também assim o Rio Ave, com a mesma sina (golo de Rodriguez (90+3')) ganhou ao Beira-Mar (2-1) somando os mesmos pontos que o clube de Lisboa (36 pts).
   Nos restantes que sonham com o "destino Liga Europa" temos: O Estoril de Praia (38 pts) que na passada sexta-feira ganhou em casa ao "atrapalhado" Sporting de Braga (2-1), Steven Vitória novamente a ser decisivo. O Marítimo, que recebe o Benfica e que em caso de vitória dos "madeirenses" dão um salto importante na tabela, apanhando o Vitória de Guimarães (37 pts), já apurado para a Liga Europa pela presença na final da Taça de Portugal.
   Voltando a Braga, este vê a Liga dos Campeões mais longe depois de a distância para o terceiro, Paços de Ferreira (50 pts), passar para quatro pontos (e ainda a equipa da "capital do móvel" tem vantagem em confronto direto).
   Por fim, a "guerra" pelo caneco mais importante do país. O Sport Lisboa e Benfica (70 pts) caso vença na Madeira, voltará aos quatro pontos de distância para o rival direto. E ai, com esse teste de bastante dificuldade superado, estará "praticamente" com uma mão da taça. Visto que os encontros com o Estoril e Moreirense na Luz, serão obrigatoriamente para ganhar. Caso, o empate ou derrota seja o destino dos encarnados, o Futebol Clube do Porto (69 pts) voltará a depender de sim mesmo para ser tri-campeão. 

   Muito "sangue", lágrimas e suor está para correr.. nestes que são os derradeiros momentos da Liga ZON Sagres!

Publicado por: Diogo Ascenso

Sem comentários: