quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sport Lisboa e Benfica desastroso, tocado pela sorte! (1-0)






   Benfica perde na Turquia na 1º mão nas meias finais da Liga Europa, resultado perigoso, mas melhor que a exibição ( os encarnados voltaram a ser protegidos pela estrelinha da sorte e viram turcos falhar um penaltie e atirar 3 bolas ao poste) e deixa tudo em aberto para a 2º mão, o Fenerbahçe esta perfeitamente ao alcance do Benfica. 

   A eliminatória é para virar na Luz, onde se espera que os diabos sejam verdadeiramente vermelhos. Ola John não jogará, mas também não vai haver Mehmet Topal e Webó, do lado turco, com Raúl Meireles a sair lesionado nesta noite.
Pablo Aimar foi a surpresa no onze encarnado, Jesus claramente a pensar no jogo na Madeira, deixando LimaRodrigo e Nicolás Gaitán no banco. Na Luz já com Enzo Perez que muita falta fez, mais "Nico" de inicio. Com Luisão ao lado de Ezequiel Garay e Lima na frente a conversa poderá ser outra, mas há que ter cuidado, o resultado é perigoso!
   Uma dor que podia ter sido evitada, ou pelo menos apaziguada. Se Eduardo Sálvio tivesse conseguido fazer passar a bola por Demirel logo no inicio (5'), depois de um passe de desmarcação de Óscar Cardozo. Antes da submissão ao jogo direto dos turcos, Pablo Aimar também podia ter aberto a mina de ouro em solo asiático, mas o remate do argentino saiu por cima (12').
Esfumadas as ocasiões encarnadas, cresceu o Fenerbahçe. O Benfica passou a ser incapaz de suster as saídas de Cristian Baroni e Raúl Meireles e as bolas longas passaram a ser uma constante. Webó, Mossa Sow e Dirk Kuyt deram uso ao físico e o perigo começou a ser uma constante junto à baliza de Artur Morais.
   Moussa Sow cruzou da direita e Pierre Webó desviou com perigo ao primeiro poste (17'), no minuto seguinte (18'), seria Moussa Sow a fazer tremer o vulcão de Istambul, quando acertou em cheio na trave da baliza encarnada! O Benfica livrava-se do golo pela fortuna dos ferros, sina benfiquista nesta Liga Europa (foi assim frente ao Bayer Leverkusen e Newcastle).
   Por esta altura percebia-se que Pablo Aimar tem talento mas já não tem ritmo para noites como esta, e saiu ao intervalo para entrar Nicolás Gaitán. Já André Gomes ainda vai nos primeiros degraus de uma evolução que promete, mas compromete nesta fase. Sobrava, por isso, Nemaja Matic, irrepreensível como sempre mas insuficiente perante três “turcos” a entrarem-lhe pelo raio de ação. No final da primeira parte, Cristian tem uma oportunidade gigante para abrir o marcador com a cobrança de uma grande penalidade, a castigar falta de Ola John dentro da área benfiquista (45'). Estrelinha, estrelinha! Bola no poste direito de Artur Morais! Que deixa Cristian de rastos por falhar o castigo máximo. 
   Se há coisa que o Benfica tem feito na Liga Europa é usar e abusar dos deuses da fortuna.  E como não existem duas, sem três! O holandês, Dirk Kuyt juntou mais uma (51'), com a bola a regressar às mãos de Artur Morais. Este que antes já tinha negado golos a Cristian e Raúl Meireles em remates de meia distância mas de perigo acrescido. Por falar em ferros, há um que para contrariar a tendência tirou a sorte ao Benfica, quando Nicolás Gaitán atirou em jeito à baliza do turco, Demirel (54').
   Mas nisto de se gozar com a sorte acaba por chegar o momento da condenação. O Benfica submeteu-se ao inferno com a afronta de um deus mas não resistiu à força da pressão turca. Num lance que nasce de um canto mal assinalado (71'), que Melgarejo acidentalmente cabeceia em direção a Artur MoraisEgemen Korkmaz reagiu rápido com a cabeça e pressionou a bola para lá da linha de um golo mais do que merecido (72'), Jardel ainda tenta tirar mas esta já tinha passado a linha de golo.
   O resultado ficou-se pelo mal menor para as águias, que apesar da desvantagem de um golo deixam para a Luz a decisão da eliminatória.

    Como disse Jorge Jesus, está tudo em aberto e eu acredito na reviravolta e presença na Final.
    Jesus: «Em Lisboa, vamos virar de certeza esta eliminatória!»





Publicado por: Pedro Gama


1 comentário:

afonso disse...

deus queira que sim