Caros leitores, aqui o blog "Vontade de Futebol" vai fazer-se a análise aos principais campeonatos do "velho continente", e alguns que os rodeiam.
Liga ZON Sagres (Portugal) - Campeão: ? (FC Porto/ SL Benfica)
O FC Porto ganhou vantagem este fim-de-semana ao derrotar em casa, o ex-líder do campeonato, SL Benfica. A equipa do norte está a uma vitória de se sagrar tri-campeão português.
Destaques:
João Moutinho (FC Porto) - Alto nível de rendimento do português. O pulmão do clube do norte de Portugal, que taticamente e tecnicamente não falha. Não sabe jogar mal, o jogador mais importante do FC Porto, neste ano.
Nemanja Matić (SL Benfica) - Incansável, o Sérvio. Está em todo o lado na época do Benfica. Um trinco moderno, que tanto defende muito bem, como ataca com a mesmo qualidade. Curta, tapa, passa, e finaliza. O jogador em mais evidência no SL Benfica, e muito provavelmente no campeonato.
Josué (Paços de Ferreira) - Um belíssimo jogador jovem da equipa sensação. Um extremo de muita qualidade, técnica, velocidade e imprevisível. Foi muitas vezes o elo mais criativo do Paços de Ferreira, que com a sua genialidade, sacou momentos importantes para a magnífica época dos "castores". Pessoalmente, considero a revelação da Liga ZON Sagres 12/13.
Liga BBVA (Espanha) - Campeão: FC Barcelona
O FC Barcelona como que "recuperou" o título de campeão de Espanha. O Real Madrid acaba por perder a luta pelo campeonato ainda na primeira volta, quando cai varias vezes em jogos teoricamente mais acessíveis. Tito Vilanova levou os catalães ao seu vigésimo primeiro (21º) campeonato espanhol.
Destaques:
Lionel Messi (FC Barcelona) - Melhor jogador do Mundo pela FIFA. Máquina incrível de fazer golos. O motor de impulsão da equipa do FC Barcelona, o argentino é portador do melhor pé esquerdo do futebol. Velocidade, controlo de bola e finalização letal. Principal culpado da conquista da Liga BBVA.
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - A jogador mais perfeito e completo do futebol. Rapidez, impulsão, força e técnica. O extremo-esquerdo português, marca golos de todas as formas e feitios. Principal jogador da época 12/13, do Real Madrid.
Radamel Falcão (Atlético de Madrid) - Melhor jogador, da atualidade, a jogar dentro da área adversária. Um completo "falcão" de área. Pé direito, pé esquerdo, cabeça. Este colombiano, ex-FC Porto, merece melhores e maiores voos.
Premier League (Inglaterra) - Campeão: Manchester United
No último ano de Sir Alex Ferguson (depois de perder o campeonato para o Manchester City, literalmente, no ultimo segundo) este voltou a conquistar o titulo de Campeão Inglês.
Destaques:
Robin van Persie (Man. United) - O holandês é o principal destaque do "novo" campeão da Premier League. O jogador que tocou o Arsenal FC pelos "rivais" Manchester United, foi a maquina de fazer golos do ataque. Não só a marcar, mas também a servir colegas de equipa, van Persie tem igual qualidade a bater livre e pontapés de canto.
Gareth Bale (Tottenham) - Melhor jogador á atuar em Inglaterra. O jovem gaulês é sinônimo de velocidade e potência de remate. Decisivo, este jogador é o principal culpado pela época 12/13 que a equipa de André Villas-Boas (Tottenham) está a realizar.
Eden Hazard (Chelsea) - O grande reforço do Chelsea esta época valeu bem o dinheiro que custou (40 Milhões de euros). O Golden Boy, e melhor jogador de França, ambos em 2011, foi o principal "gênio louco" dos Blues. Grande futuro pela frente o rapaz de vinte e dois (22) anos nascido na Bélgica.
Serie A (Itália) - Campeão: Juventus FC
A "velha senhora" é bi-campeã italiana. Depois de toda a confusão nesta época, em torno de Antonio Conte, a equipa de Torino arrecadou a vigésima nona (29ª) Liga Italiana, sem nunca ser muito incomodada pelos rivais diretos (Nápoles e AC Milan).
Destaques:
Edinson Cavani (Nápoles) - Itália já é pequena para este jogador. A precisar de novos voos, Edinson é o homem golo no país de Leonardo Da Vinci. Força, impulsão e oportunismo, faz do uruguaio um jogador realmente valioso.
Arturo Vidal (Juventus FC) - Pulmão da "velha senhora". O Chileno para além de ser o melhor marcador da "Juve", é um servidor de jogo do meio-campo. Raça latina. Uma qualidade de rebentar custuras.
Antonio Di Natale (Udinese) - Velho? Velhos são os trapos. Nos últimos anos, tem sido a alma da Udinese. Trinta e cinco (35) anos de qualidade. Este italiano é o verdadeiro culpado pela qualificação da "Udi" na Serie A, que neste momento está em posição de Liga Europa. Já o ano passado tinha levado a equipa aos play-off's da Liga dos Campeões.
Bundesliga (Alemanha) - Campeão: Bayern Munique
Depois de dois anos do reinado "Borussia de Dortmund", o Bayern de Munique esta época não deu qualquer hipóteses ao rival. Foi a primeira equipa a sagrar-se campeã na Europa. Para não bastar, os alemães não só arrasaram no campeonato como na Liga dos Campeões.
Destaques:
Arjen Robben (Bayern Munique) - Depois de uma época para esquecer "2011/12" (tal como o próprio disse), o holandês está á beira de uma de sonho "2012/13". O extremo-direito dos "bávaros" mostrou os seus potenciais: velocidade, remate, técnica e imprevisibilidade. Robben é uma verdadeira máquina.
Mario Götze (Borussia Dortmund) - O jovem prodígio alemão já tinha os olhos do mundo em cima, então agora. Já considerado o "Messi Alemão", este jogador é tem um controlo de bola genial, capacidade de levar jogo, bastante inteligente a ler taticamente e tecnicamente superdotado. Era muito cobiçado, mas o Bayern Munique, em 2013/14, será a nova casa (36 Milhões de euros).
Draxler (Schalke 04) - Já considerado a revelação da época 12/13, na Alemanha. Com apenas dezanove (19) anos, já mostra um grande potencial entusiasmante. Nova vaga do futebol alemão, e com bastante qualidade. É a principal figura do ataque no Schalke 04, e com apenas essa idade (19) já é chamado á Seleção A, da Alemanha.
Ligue 1 (França) - Campeão: Paris Saint-Germain
Um brutal investimento na equipa da capital francesa, e o campeonato é perdido para o surpreendente Montpellier (Época 2011/12) . O PSG este ano (Época 2012/13), finalmente, torna-se campeão da Ligue 1, dezanove (19) anos depois. Juntando jogadores de elite, um pouco em toda a Europa, Carlo Ancelotti consegue o terceiro (3º) titulo para a história dos parisienses.
Destaques:
Zlatan Ibrahimović (Paris SG) - Estrela maior de França. O jogador do norte (Suécia), é talento puro. Força, técnica, controlo e mau-feitio. Marca, assiste, comanda. A contratação que faltava á equipa da cidade do "amor". Este jogador é o principal culpado da conquista do titulo da Ligue 1.
Pierre-Emerick Aubameyang (Saint Etienne) - Veloz, possante, goleador. Características do jogador de vinte e três (23) anos, nascido no Gabão. O avançado (19 golos), somente, está atrás de Zlatan Ibrahimović (27 golos), na corrida dos melhores marcadores. Muito dificilmente, o clube francês o conseguirá segurar para a época 2013/14.
Valbuena (Marselha) - Principal figura do Marselha, este ano. Velocidade de pique, controlo de bola, e bom rematador. O extremo-direito, ajudou bastante, a sua equipa conquistar o segundo (2º) lugar da liga francesa, que até á pouco tempo ainda lutava lado a lado com o PSG. Esse destaque todo, levo-o a ganhar a titularidade na Seleção A, de França.
Dutch Holland Casino Eredivisie (Holanda) - Campeão: AFC Ajax
Pela terceira (3ª) vez seguida, o Ajax sagrou-se campeão da Holanda. Embora tenha tido bastante competição pela lutar do primeiro (1º) lugar, contou com o PSV, Feyenoord e Vitesse (o apagado AZ Alkmaar não teve pernas), o clube histórico europeu, sagrou-se vencedor ainda com alguns pontos de vantagem (7 pts).
Destaques:
Christian Eriksen (Ajax) - A promessa da Dinamarca sagrou-se tri-campeão pelo seu clube. O médio centro/ofensivo foi o patrão do Ajax. Técnica, controlo, cérbero, e visão, tudo misturado dá origem a um completo construtor de jogo. A Holanda já é pequena para tanto talento.
Wilfried Bony (Vitesse) - Golos, golos e golos! Wilfried é sinal de golos. Máquina costa-marfinense, é o artilheiro da liga holandesa. Trinta e um (31) golos (até agora), faz dele um avançado bastante completo. Os grandes europeus andam atento a este africano.
Dries Mertens (PSV) - O belga é o matador do PSV. Um talento natural, patrão do ataque, jogador irreverente. Grande culpado pelo braço de ferro que houve entre o PSV vs Ajax durante a época 2012/13. Já merecia dar o salto, talvez este verão tenha essa sorte.
Jupiter League (Bélgica) - Campeão: ? (Anderlecht/Zulte Waregem/Club Brugge)
A luta pela luta do titulo de "Júpiter" na Bélgica vai durar até á ultima facada. Faltam duas jornadas para o final da temporada, e dpois a festa pelas ruas do reino da Bélgica. Anderlecht (45 pts), Zulte (43 pts) e Club Brugge (43 pts).
Destaques:
Carlos Bacca (Club Brugge) - Segundo colombiano nesta lista da Europa. É o melhor marcador na Bélgica, no segundo ano na Europa. Destaque pela rápida adaptação ao velho continente, este jogador mostra grande faro para o golo. Já com vinte seis (26) anos, mas ainda com algo para mostrar.
Dieumerci Mbokani (Anderlecht) - Finalmente, o internacional do Congo ganha algum destaque na Europa. No clube que o acolheu quando este saiu do país de nascença. Forte, perigoso na área, e bom finalizador. Leva dezanova (19) golos no Jupiter League.
M' Boyo Ilombe (Genk) - Grande subida de rendimento deste esquerdino. Tem trinta e oito por cento (38%) dos golos do Genk, o que é um feito. Dotado de um metro e noventa (1,90 m) é muito forte na área e letal.
Publicado por: Diogo Ascenso