segunda-feira, 13 de maio de 2013

29ª JORNADA - Liga ZON Sagres - DESTAQUES




   Caros leitores, falta uma jornada para o final da época 2012/13

   A 29ª jornada acabou, e as contas do título estão viradas ao contrário.

   No sábado, realizou-se aquele jogo, que depois de muitos "jogos dos títulos" para o Sport Lisboa e Benfica, este pode ser bem o jogo do título para o Futebol Clube do Porto. O FC Porto venceu o Benfica (2-1) num golpe de teatro ao cair do pano.  
   Novamente, o jovem ex-Rio Ave, Kelvin acabou por ser a estrelinha da sorte de Vitor Pereira. Que já tinha sido herói perante o Sporting de Braga.

   O meu destaque vai, evidentemente, para Kelvin, com os seus tenros dezanove (19) anos, acabou por meter literalmente Jorge Jesus de joelhos

   Mas comecemos pelo inicio, um jogo que se previa com muita emoção e bom futebol, acabou por ser muito disputado no meio campo e com raras oportunidades de golo. O Porto entrou melhor, que quase marcou num remate/centro de Danilo, a que Jackson Martinez chega atrasado (5'). O clube da casa empunha o seu futebol, com posse de bola e jogando no meio campo encarnado. Bem, os azuis durante o campeonato todo tem sido assim, posse de bola mas pouco aproveitamento em lances de finalização. Tanto que Lima, ex-Braga, volta a molhar a sopa frente ao Porto, numa jogada de insistência, em que Ezequiel Garay remata, depois de vários ressaltos, e a bola sobra para o  brasileiro, Lima que encosta para o golo (19'). Este partiu de posição legal.
   A festa benfiquista não dura muito, porque seis minutos depois da facada de Lima, Varela aparece sozinho na esquerda, e executa um cruzamento rasteiro. Este nem chega a nenhum jogador vestido de azul, isto porque bate em Maxi Pereira e trai Artur Morais (25'). Entra depois do guarda-redes benfiquista ainda tocar na bola. Depois até ao intervalo somente um remate de Lima para defesa apertada de Helton (27'), tiro de João Moutinho para Artur Morais parar (28') e Vitor Pereira e a sua equipa técnica que obrigam Pedro Proença a parar o jogo, e pedir calma
   Intervalo passou a correr, e os adeptos de ambas as partes preparavam os corações
   O jogo no Dragão, volta para o mesmo da primeira parte, controlo do Porto.
   Um centro de Silvestre Varela, que acaba por ir para a baliza, permite a Artur Morais uma defesa apertada. Ia marcando, sem querer, o português (49'). 
   Nicolás Gaitan estava de rastos e entra Roderick para o seu lugar em campo (67'), e Jorge Jesus enchia o meio campo. Tornando-o mais consistente. Vitor Pereira também mexe, tira o esgotado Lucho González, e faz entrar Kelvin (79').
   Livre rasteiro de Óscar Cardozo, que rendeu Lima (73'), para defesa de Helton apertada (80'). 
O próximo lance de perigo sai dos pés de James Rodriguez, que numa jogada irregular, vindo de fora-de-jogo, envia a bola ao poste (85'). Em campo, já estava o ex-Sporting,  Liedson (84').
   Pedro Proença dava quatro (4) minutos
   Rezava-se para qualquer dos lados, uns para haver um golo (portistas) e outros para o jogo acabar (benfiquistas).
   Nascido no Paraná, a um (1) de Junho de 1993, Kelvin Mateus de Oliveira, leva o estádio ao chão. Os adeptos azuis e brancos, libertam o grito por que tanto tinham esperado e rezado. Jogada de insistência de Liedson, que para muita passividade da defesa do Benfica, coloca  a bola em Kelvin, que deixa Roderick para trás e remata cruzado para o golo do Porto (90+2'). Era a festa para uns, e o pesadelo para outros. Uns que tinham quase a certeza de o campeonato perdido e agora, somente dependem de si mesmos, e uns que tinham o campeonato na mão e em menos de uma semana perdem uma vantagem confortável para passarem a ser segundos () e a um ponto do primeiro. 
   Futebol Clube do Porto pode-se tornar tri-campeão se ganhar em Paços de Ferreira, já o Benfica tem de esperar que o rival não ganhe ao Paços de Ferreira e é obrigado a fazer três (3) pontos em casa, frente ao aflito Moreirense.

   Já as contas do resto do campeonato, na luta pela Liga dos Campeões. O Paços de Ferreira garantiu, ineditamente, a presença na "liga milionária". Garantiu o terceiro lugar, ao empatar em Coimbra (1-1). Foi benéfico para ambos, visto que o empate também garantiu a manutenção dos estudantes. Manuel José (55') e Edinho de grande penalidade (não existente) (72') fizeram o resultado final.

   Os castores, beneficiaram também da derrota caseira do Sporting de Braga (1-3). Os arsenalistas começaram melhor, com um remate certeiro e forte de Hugo Viana (35'), que meteu os da casa em vantagem. Na segunda parte, o pesadelo foi mau de mais. Em quatro minutos, o Nacional da Madeira, tanto dá a volta ao jogo como o arruma. Keita, ex-Braga, (76') João Aurélio (79') e Mateus (80'), arrumaram o jogo e tiraram por completo o sonho do Sporting de Braga, que ainda sonhavam com uma gracinha da equipa de Coimbra.

   O grande perdedor do campeonato, Sporting Clube de Portugal, ganhou frente ao Olhanense (1-0) com o golo solitário de Diego Capel (73'), que saltou do banco para resolver.

   Mesmo assim os verdes e brancos, estão fora das competições europeias. Isto porque a equipa que era obrigada a perder pontos para o Sporting ainda sonhar, Estoril de Praia, ganhou em casa ao Beira-Mar (2-1). Os de Aveiro até começaram a ganhar (31') Abalo dava vantagem, mas o rapaz do cabelo comprido, fazia o golo do empate. Licá, logo a seguir (34'). Ao cair do pano, um auto-golo de Rui Rego (87'). Estoril que está a um ponto de garantir a Europa.
   O Marítimo ganhou (1-0) ao Vitória de Guimarães, Danilo Dias (25'), num jogo para cumprir calendário, e que em evidencia teve Salin, o guarda-redes da Madeira que defendeu tudo o que podia e não podia. Isto porque a equipa da Madeira já estava fora da Europa, e os guerreiros do Minho, já a garantiram, devido á presença da final da Taça de Portugal (Guimarães-Benfica).
   Já a luta pela permanência na Liga ZON Sagres, vai para a última jornada a rebentar pelas custuras. Somente dos que lutava á uma jornada, a Académica garantiu a continuidade no escalão máximo do futebol português.
   O Vitória de Setúbal, foi a casa do Moreirense, perder (2-1). Os de Setúbal ainda marcou o primeiro da partida por Bruninho logo no inicio (5'), mas Pablo Oliveira voltou a empatar a partida (10'), pouco depois. Vinicius, deu a vitória (62') á equipa da Augusto Inácio, deixando assim o Setúbal em risco de descer. Este que recebe o Braga na ultima jornada e os pupilos de Inácio, vão á Luz numa tarefa muito ingrata para quem tem de somar pontos.
   Já o Rio Ave ganhou (2-1) ao Gil Vicente, e como que disse aos "Galos":
   - "Vocês também vão para a última jornada para correr!"
   O central goleador Rodriguez, pelo menos estas ultimas jornadas tem sido, deu vantagem ao Rio Ave (22'). João Vilela, já na segunda-parte, fez o empate (66') dando animo aos gilistas, mas Hassan na cobrança de uma grande penalidade (82') ditou o resultado final. Rio Ave se que na ultima jornada, ganhar e o Estoril não conseguir os três pontos, a equipa de Vila do Conde garante a Liga Europa.

   Sendo assim nessa luta de doidos, os aflitos são (e jogam na 30ª jornada com...) V. Setúbal (26 pts.) recebe o Braga , Gil Vicente recebe o Estoril de Praia (25 pts.), Olhanense (24 pts.) tem como visita uma equipa das ilhas, Marítimo, Moreirense (24 pts.) vai em visita ao segundo classificado do campeonato, Sport Lisboa e Benfica e super-aflito Beira-Mar (23 pts.), recebe a equipa de Lisboa, Sporting.


   Assim, está contada a penúltima jornada da Liga ZON Sagres 2012/13

Futebol Clube do Porto é líder, Paços de Ferreira garante um lugar na Liga dos Campeões, depois de uma época de sonho, e uma especial atenção para o Arouca FC, a equipa do Norte, garantiu pela primeira vez, a subida á primeira liga portuguesa.
  Ganhou á União da Madeira (3-0), e Vítor Oliveira faz história no clube. 
Belenenses, histórico de Portugal, que já tinha garantido a subida e o título de campeão de segunda Liga, e o Arouca para o ano serão as duas equipas "novas" na lista de 16 equipas do escalão máximo do futebol português.


   Publicado por: Diogo Ascenso

Sem comentários: