segunda-feira, 13 de maio de 2013

Campeões do "VELHO CONTINENTE" - (Quase)Tudo resolvido na época 2012/13

   Caros leitores, aqui o blog "Vontade de Futebol" vai fazer-se a análise aos principais campeonatos do "velho continente", e alguns que os rodeiam. 


     Liga ZON Sagres (Portugal) - Campeão: ? (FC PortoSL Benfica)
     O FC Porto ganhou vantagem este fim-de-semana ao derrotar em casa, o ex-líder do campeonato, SL Benfica. A equipa do norte está a uma vitória de se sagrar tri-campeão português. 
     Destaques:
     João Moutinho (FC Porto) - Alto nível de rendimento do português. O pulmão do clube do norte de Portugal, que taticamente e tecnicamente não falha. Não sabe jogar mal, o jogador mais importante do FC Porto, neste ano. 
     Nemanja Matić (SL Benfica) - Incansável, o Sérvio. Está em todo o lado na época do Benfica. Um trinco moderno, que tanto defende muito bem, como ataca com a mesmo qualidade. Curta, tapa, passa, e finaliza. O jogador em mais evidência no SL Benfica, e muito provavelmente no campeonato.   
     Josué (Paços de Ferreira) - Um belíssimo jogador jovem da equipa sensação. Um extremo de muita qualidade, técnica, velocidade e imprevisível. Foi muitas vezes o elo mais criativo do Paços de Ferreira, que com a sua genialidade, sacou momentos importantes para a magnífica época dos "castores". Pessoalmente, considero a revelação da Liga ZON Sagres 12/13. 

     Liga BBVA (Espanha) -  Campeão: FC Barcelona 
     O FC Barcelona como que "recuperou" o título de campeão de Espanha. O Real Madrid acaba por perder a luta pelo campeonato ainda na primeira volta, quando cai varias vezes em jogos teoricamente mais acessíveis. Tito Vilanova levou os catalães ao seu vigésimo primeiro (21º) campeonato espanhol.
   Destaques
   Lionel Messi (FC Barcelona) - Melhor jogador do Mundo pela FIFA. Máquina incrível de fazer golos. O motor de impulsão da equipa do FC Barcelona, o argentino é portador do melhor pé esquerdo do futebol. Velocidade, controlo de bola e finalização letal. Principal culpado da conquista da Liga BBVA.
   Cristiano Ronaldo (Real Madrid) -  A jogador mais perfeito e completo do futebol. Rapidez, impulsão, força e técnica. O extremo-esquerdo português, marca golos de todas as formas e feitios. Principal jogador da época 12/13, do Real Madrid.
   Radamel Falcão (Atlético de Madrid) - Melhor jogador, da atualidade, a jogar dentro da área adversária. Um completo "falcão" de área. Pé direito, pé esquerdo, cabeça. Este colombiano, ex-FC Porto, merece melhores e maiores voos.


Premier League (Inglaterra) - Campeão: Manchester United
     No último ano de Sir Alex Ferguson (depois de perder o campeonato para o Manchester City, literalmente, no ultimo segundo) este voltou a conquistar o titulo de Campeão Inglês.                                                                            
   Destaques
   Robin van Persie (Man. United) - O holandês é o principal destaque do "novo" campeão da Premier League. O jogador que tocou o Arsenal FC pelos "rivais" Manchester United, foi a maquina de fazer golos do ataque. Não só a marcar, mas também a servir colegas de equipa, van Persie tem igual qualidade a bater livre e pontapés de canto.
   Gareth Bale (Tottenham) - Melhor jogador á atuar em Inglaterra. O jovem gaulês é sinônimo de velocidade e potência de remate. Decisivo, este jogador é o principal culpado pela época 12/13 que a equipa de André Villas-Boas (Tottenham) está a realizar. 
   Eden Hazard (Chelsea) - O grande reforço do Chelsea esta época valeu bem o dinheiro que custou (40 Milhões de euros). O Golden Boy, e melhor jogador de França, ambos em 2011, foi o principal "gênio louco" dos Blues. Grande futuro pela frente o rapaz de vinte e dois (22) anos nascido na Bélgica.
    
 Serie A (Itália) - Campeão: Juventus FC
     A "velha senhora" é bi-campeã italiana. Depois de toda a confusão nesta época, em torno de Antonio Conte, a equipa de Torino arrecadou a vigésima nona (29ª) Liga Italiana, sem nunca ser muito incomodada pelos rivais diretos (Nápoles e AC Milan).
   Destaques
   Edinson Cavani (Nápoles) - Itália já é pequena para este jogador. A precisar de novos voos, Edinson é o homem golo no país de Leonardo Da Vinci. Força, impulsão e oportunismo, faz do uruguaio um jogador realmente valioso.
   Arturo Vidal (Juventus FC) - Pulmão da "velha senhora". O Chileno para além de ser o melhor marcador da "Juve", é um servidor de jogo do meio-campo. Raça latina. Uma qualidade de rebentar custuras.
   Antonio Di Natale (Udinese) - Velho? Velhos são os trapos. Nos últimos anos, tem sido a alma da Udinese. Trinta e cinco (35) anos de qualidade. Este italiano é o verdadeiro culpado pela qualificação da "Udi" na Serie A, que neste momento está em posição de Liga Europa. Já o ano passado tinha levado a equipa aos play-off's da Liga dos Campeões.

Bundesliga (Alemanha) - Campeão: Bayern Munique
   Depois de dois anos do reinado "Borussia de Dortmund", o Bayern de Munique esta época não deu qualquer hipóteses ao rival. Foi a primeira equipa a sagrar-se campeã na Europa. Para não bastar, os alemães não só arrasaram no campeonato como na Liga dos Campeões.
   Destaques:
   Arjen Robben (Bayern Munique) - Depois de uma época para esquecer "2011/12" (tal como o próprio disse), o holandês está á beira de uma de sonho "2012/13". O extremo-direito dos "bávaros" mostrou os seus potenciais: velocidade, remate, técnica e imprevisibilidade. Robben é uma verdadeira máquina.
   Mario Götze (Borussia Dortmund) - O jovem prodígio alemão já tinha os olhos do mundo em cima, então agora. Já considerado o "Messi Alemão", este jogador é tem um controlo de bola genial, capacidade de levar jogo, bastante inteligente a ler taticamente e tecnicamente superdotado. Era muito cobiçado, mas o Bayern Munique, em 2013/14, será a nova casa (36 Milhões de euros).
   Draxler (Schalke 04) - Já considerado a revelação da época 12/13, na Alemanha. Com apenas dezanove (19) anos, já mostra um grande potencial entusiasmante. Nova vaga do futebol alemão, e com bastante qualidade. É a principal figura do ataque no Schalke 04, e com apenas essa idade (19) já é chamado á Seleção A, da Alemanha.

Ligue 1 (França) - Campeão: Paris Saint-Germain
Um brutal investimento na equipa da capital francesa, e o campeonato é perdido para o surpreendente Montpellier (Época 2011/12) . O PSG este ano (Época 2012/13), finalmente, torna-se campeão da Ligue 1, dezanove (19) anos depois. Juntando jogadores de elite, um pouco em toda a Europa, Carlo Ancelotti consegue o terceiro (3º) titulo para a história dos parisienses. 
   Destaques:
   Zlatan Ibrahimović (Paris SG) - Estrela maior de França. O jogador do norte (Suécia), é talento puro. Força, técnica, controlo e mau-feitio. Marca, assiste, comanda. A contratação que faltava á equipa da cidade do "amor". Este jogador é o principal culpado da conquista do titulo da Ligue 1.
   Pierre-Emerick Aubameyang (Saint Etienne) - Veloz, possante, goleador. Características do jogador de vinte e três (23) anos, nascido no Gabão. O avançado (19 golos), somente, está atrás de Zlatan Ibrahimović (27 golos), na corrida dos melhores marcadores. Muito dificilmente, o clube francês o conseguirá segurar para a época 2013/14.
   Valbuena (Marselha) - Principal figura do Marselha, este ano. Velocidade de pique, controlo de bola, e bom rematador. O extremo-direito, ajudou bastante, a sua equipa conquistar o segundo (2º) lugar da liga francesa, que até á pouco tempo ainda lutava lado a lado com o PSG. Esse destaque todo, levo-o a ganhar a titularidade na Seleção A, de França. 

Dutch Holland Casino Eredivisie (Holanda) - Campeão: AFC Ajax
Pela terceira (3ª) vez seguida, o Ajax sagrou-se campeão da Holanda. Embora tenha tido bastante competição pela lutar do primeiro (1º) lugar, contou com o PSV, Feyenoord e Vitesse (o apagado AZ Alkmaar não teve pernas), o clube histórico europeu, sagrou-se vencedor ainda com alguns pontos de vantagem (7 pts).
   Destaques:
   Christian Eriksen (Ajax) - A promessa da Dinamarca sagrou-se tri-campeão pelo seu clube. O médio centro/ofensivo foi o patrão do Ajax. Técnica, controlo, cérbero, e visão, tudo misturado dá origem a um completo construtor de jogo. A Holanda já é pequena para tanto talento.
   Wilfried Bony (Vitesse) - Golos, golos e golos! Wilfried é sinal de golos. Máquina costa-marfinense, é o artilheiro da liga holandesa. Trinta e um (31) golos (até agora), faz dele um avançado bastante completo. Os grandes europeus andam atento a este africano.
   Dries Mertens (PSV) - O belga é o matador do PSV. Um talento natural, patrão do ataque, jogador irreverente. Grande culpado pelo braço de ferro que houve entre o PSV vs Ajax durante a época 2012/13. Já merecia dar o salto, talvez este verão tenha essa sorte.

Jupiter League (Bélgica) - Campeão: ? (Anderlecht/Zulte Waregem/Club Brugge)
A luta pela luta do titulo de "Júpiter" na Bélgica vai durar até á ultima facada. Faltam duas jornadas para o final da temporada, e dpois a festa pelas ruas do reino da BélgicaAnderlecht (45 pts), Zulte (43 pts) e Club Brugge (43 pts).
   Destaques:
   Carlos Bacca (Club Brugge) - Segundo colombiano nesta lista da Europa. É o melhor marcador na Bélgica, no segundo ano na Europa. Destaque pela rápida adaptação ao velho continente, este jogador mostra grande faro para o golo. Já com vinte seis (26) anos, mas ainda com algo para mostrar.
   Dieumerci Mbokani (Anderlecht) - Finalmente, o internacional do Congo ganha algum destaque na Europa. No clube que o acolheu quando este saiu do país de nascença. Forte, perigoso na área, e bom finalizador. Leva dezanova (19) golos no Jupiter League.
   M' Boyo Ilombe (Genk) - Grande subida de rendimento deste esquerdino. Tem trinta e oito por cento (38%) dos golos do Genk, o que é um feito. Dotado de um metro e noventa (1,90 m) é muito forte na área e letal. 

     Publicado por: Diogo Ascenso

Sem comentários: