Muito Benfica, pouco Fenerbahçe!
Sem tempo para descansar face ao calendário apertado, o encontro pedia atitude e compromisso. Era a hora de o Sport Lisboa e Benfica mostrar o favoritismo.
Ao contrário de Istambul, em Lisboa tudo era diferente. O tom das cores, os gritos e a coreografia. O estádio da Luz tão preenchido que era a vez Fenerbahçe provar do seu veneno.
Os tempos, claro, são outros mas nas bancadas haviam mensagens de crença: «Não há nada impossível»; «Vamos vencer», «Carrega Benfica», liam-se em algumas cartolinas presentes na Luz.
Em Lisboa, o Benfica deixou de olhar para o acessório e centrou-se no essencial. Na verdade, o Benfica procurou cedo o golo mas os turcos souberam gerir bem os espaços. Sem Mehmet Topal e Raúl Meireles, a equipa que viajou de Istambul conseguiu, ainda assim, tirar raio de ação aos rápidos jogadores encarnados.
Depois de uma entrada a "todo o gás"! A Luz entrou em euforia com o golo, precisamente, do argentino "El Zurdo". Lima entrou pela direita, tirou o cruzamento e Nicolás Gaitán, com categoria, empurrou a bola para o fundo da baliza turca (8'). Festa na Luz, estava anulado o golo sofrido em casa do Fenerbahçe.
O tempo corria e só dava encarnado. A equipa de Jorge Jesus empurrava o adversário, as bancadas empurravam os encarnados. Os turcos evidenciaram muitas dificuldades na sua primeira fase de construção.
Seria, porém, com um Benfica balanceado para o ataque que o Fenerbahçe chegou ao golo. Na transformação de uma grande penalidade. O árbitro francês entendeu que Ezequiel Garay jogou a bola com a mão (grande penalidade bem assinalada). Chamado a marcar, Dirk Kuyt não falhou frente a Artur Moraes (23').
A precisar de marcar dois golos para passar para a frente, Jorge Jesus pedia aos seus jogadores para irem em busca do golo e ele apareceu. Aos 35 minutos, Óscar Cardozo rematou, depois de um livre batido enquanto os turcos estavam "dormir". Colocou o Benfica em vantagem no jogo, mas não na eliminatória.
Até final da primeira parte os encarnados ainda tentaram o terceiro golo mas sem sucesso, 2-1, em tempo de intervalo.
Cardozo show para a plateia da Luz!
Aos 55 minutos, Enzo Pérez desmarcou Óscar Cardozo, mas o paraguaio foi agarrado por Korkmaz! O árbitro assistente nada assinalou, seria vermelho para o defesa do Fenerbahçe.
Entretanto, enquanto as bancadas pediam mais um golo em tons de encarnado, Gökhan Gönül teve de sair em maca, depois de um lance com Nicolás Gaitán. Arrepiante!
Por esta altura, o Benfica ia colocando bolas na área turca mas os jogadores do Fenerbahçe limpavam quase tudo. Quase tudo, sim, porque um tal de Óscar Tacuara Cardozo incendiou a «Catedral» (66'). Lançamento de linha lateral para Eduardo Sálvio, que depois de um cabeceamento a bola pára nos pés de Luisão. Este já em esforço, coloca a bola em Óscar Cardozo, "mesmo a pedi-las"! O paraguaio, com o pé esquerdo coloca o Benfica á frente da eliminatória! (3-1)
A Luz sonhava, e Benfica que tinha jogado na segunda-feira na Madeira, esquecia o desgaste nas pernas e carregava em busca do quarto golo.
O último parágrafo desta história fica reservado para a pressão que os turcos tentaram colocar no tempo de descontos. Muitas bolas para a área mas os adeptos do Benfica, o tal 12.º jogador, segurou uma das mais saborosas vitórias dos últimos anos.
No dia 15 de Maio, Amesterdão vai receber o Sport Lisboa e Benfica e o Chelsea Football Club, que derrotou o FC Basel por 3-1 (5-2 no conjunto da eliminatória).
Publicado por: Pedro Gama
4 comentários:
CARREGA BENFICA!
QUE MASSACRE !
E venha o Chelsea
Vamos Benfica!!!
Enviar um comentário