segunda-feira, 27 de maio de 2013

30ª JORNADA - Liga ZON Sagres - DESTAQUES

   
   Caros leitores, a Liga ZON Sagres 2012/13 acabou. 
   E nada mudou perante a jornada passada. Os dois primeiros classificados (FC Porto/ SL Benfica) cumpriram o dever, ganharam. Mas afinal de contas, o clube do norte é que saiu realmente vencedor. O Estoril garantiu a presença na Liga Europa, e o Beira-Mar/Moreirense viram os destinos traçados pelas equipas de Lisboa, descida á segunda Liga Portuguesa

   Do inicio, o FC Porto ganhou na capital do móvel (0-2), com clara superioridade. Um Paços de Ferreira fraco e fora do jogo, contra um FC Porto determinado a garantir o título. Ricardo (central do Paços de Ferreira) ajudou, e de que maneira, os "azuis" ao cometer falta (fora da área) mas assinalada como grande penalidade. (Ricardo expulso, e bem.) Lucho Gonzalez bateu e marcou (23'), e o melhor marcador da Liga ZON Sagres (26 golos), Jackson Martínez, fechou as contas com uma boa finalização (52'). 
   Já o SL Benfica, que esperava por uma escorregadela do rival, sofreu e acabou por cumprir (3-1), em vão. Entraram bem, os "encarnados", mas a falhar. Vinicius, num lance em que a defesa do SL Benfica está, literalmente, a dormir, aproveita para dar vantagem ao Moreirense (43') (0-1).  
   Ao intervalo, o Moreirense garantia a permanência na primeira Liga Portuguesa, mas o prior estava para vir para a equipa de Augusto Inácio. Óscar Cardozo, combina com Nicolás Gaitan e o paraguaio faz o empate (50'). E somente, quase no final o SL Benfica garantira a vitória. Lima, melhor marcador das "águias" está época (20 golos), apareceu e fazia dois golos (80' e 90+3'). O segundo na conversão de uma grande penalidade, que mal assinalada porque Paulinho corta a bola com a mão mas já para lá da linha de golo.
   O terceiro grande, Sporting CP, venceu facilmente o lanterna vermelha do campeonato (1-4). Adrien Silva (20' g.p. e 89') e Ricky van Wolfswinkel (28' e 29') (em forma de despedida), marcaram divididamente, dois cada um, os golos dos "leões". Rúben Ribeiro fez o golo da equipa da terra dos "ovos moles" (70'). 
   O SC Braga ganhou em Setúbal (0-1), Zé Luís (32'). Braga (51') deu a vitória ao Rio Ave, em Guimarães (0-1). O Nacional da Madeira cumpriu (2-1), em casa, frente á Académica de Coimbra, Candeias (41') e Keita (64'), Edinho para os "estudantes" de grande penalidade (48'). Em Olhão, o Olhanense ainda se assustou mas num jogo sem história (0-0), frente ao Marítimo, o clube do Algarve garantiu a permanência da primeira Liga Portuguesa. Já o Estoril de Praia que tinha de pontuar, ganhou em casa do Gil Vicente (1-3), Sandro Cunha deu vantagem aos da casa (25'), mas na segunda parte apareceu o capitão "amarelo". Steven Vitória bisou (55' e 67' g.p.), ajudado por Luís Leal (74'), deram a vitória e a Liga Europa ao Estoril de Praia. 

   E assim termina a Liga ZON Sagres 2012/13, com surpresas, desilusões, e muita, muita emoção. 

   Campeão da Liga ZON Sagres: Futebol Clube do Porto
   Despromoção: Moreirense e Beira-Mar
   Promoção: Belenenses e Arouca
   Liga dos Campeões: FC Porto, SL Benfica e Paços de Ferreira
   Liga Europa: SC Braga, Estoril e V. Guimarães (via Taça de Portugal)

   Opinião pessoal de Diogo Marques: "Completamente desanimador. Benfiquista ferranho, esta época é para esquecer. Todo prometido, ali bem perto, ao virar da esquina, e acaba por perder todo. Vontade de subir arvores e gritar: "Viva o Benfica!", acabou por passar a ser uma vontade de não querer sair do buraco, que cavei ao longo destas duas semanas. Agora nada a fazer, senão, colocar remendos num coração em pedaços. Sport Lisboa e Benfica sempre!"
   Publicado por: Diogo Marques

Sem comentários: