segunda-feira, 27 de maio de 2013

Final da LIGA DOS CAMPEÕES / Final da TAÇA DE PORTUGAL

Parte (Final da Liga dos Campeões)
Caros leitores, em quatro (4) anos, á terceira foi de vez.
Duas equipas alemãs na final da Liga dos Campeões, pela primeira vez. 
Bayern Munique e Borussia de Dortmund, encontraram-se em Wembley para disputar a taça mais importante do velho continente. Uma certeza antes do jogo começar, o belo troféu ia para a Alemanha.
O Borussia de Dortmund, sem a estrela Mario Götze, entrou muito bem no jogo. Pressão alta, sem deixar o rival respirar bem, mas sempre com oportunidades apagadas. Nunca um lance de grande perigo. Marco Reus e Robert Lewandowski, eram os mais ativos. A meio da primeira parte, os "bávaros" equilibraram a questão e o encontro ia para intervalo,como tinha começado (0-0).
Golos só na segunda metade da final, em que o primeiro aparece com as estrelas mais especiais do Bayern Munique aparecem. Franck Ribéry tira um passe de génio para Arjen Robben, este passa por Roman Weidenfeller que serve Mario Mandžukić, e o croata marca (60') o primeiro da final da Liga dos Campeões 2012/13. Logo a seguir, o marcador do golo remata novamente, mas desta vez o guarda-redes "amarelo" defende bem (62'). 
Até que.. grande penalidade. Falta de Dante sobre Marco Reus, e İlkay Gündoğan (melhor elemento do Borussia de Dortmund até então) marca (68') e empata o jogo. (Nota: Dante faz falta dentro da área, não leva o amarelo, e seria o segundo e consequente vermelho.)
Bastian Schweinsteiger tem uma grande oportunidade para golo (87'), mas Roman Weidenfeller com uma defesa brilhante atira para canto, adivinhava-se prolongamento. 
Mas alguém gritou: "Eu quero ganhar isto!"
Arjen Robben foi o homem. Num pontapé longo da defesa do Bayern Munique, Franck Ribéry segurou em frente á área "amarela", viu Arjen Robben ganhar a bola, deixar Mats Hummels e Neven Subotić para trás e com classe a encostar para golo (89'). 
O jogo termina com varias substituições e festa para a capital da Alemanha, Munique. 

Melhor jogador da Final da Liga dos Campeões 12/13: Arjen Robben
Melhor jogador do Borussia de Dormund:  İlkay Gündoğan 
Vencedor da Liga dos Campeões 12/13: Bayern Munique
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Parte (Final da Taça de Portugal)
Vitória de Guimarães faz história, e escreve o seu nome na lista de equipa que já conquistaram a Taça de Portugal
O jogo podia ter um gosto de conquista para o SL Benfica, mas não salvava a época. 
O encontro começa no estádio Nacional, Jamor, com uma forma lenta e sem interesse. Tipico jogo de final de ano, numa tarde de sol. Os "encarnados" estavam melhor, mais perigo, mas é o V. Guimarães que tem o lance de mais sufoco. Contra ataque, quatro (4) dos "guerreiros" para dois (2) das "águias", em que Soudani serve Addy (29'), este manda ás malhas laterais. Logo a seguir, o golo mais caricato desta edição da Taça de Portugal, Lima dentro da área não consegue dominar, então Kanu tentar aliviar com um pontapé para "fora de perigo", mas Nicolás Gaitan aparece e interseta o alivio. O ressalto acaba no fundo da baliza (30'). Antes do intervalo, só um lance de Lima que remata por cima (43'). O SL Benfica entra bem na segunda parte, com Óscar  Cardozo a ver El Adoua a tirar o golo (48'), grande corte do defesa do V. Guimarães. Mas parecia que Jorge Jesus queria segurar o jogo, e os "encarnados" jogavam a passo. (Óscar Cardozo saia (70')). 
O encontro corria, mas de repente, dois minutos e a final fica decidida. Primeiro, um erro de Artur Morais, que passa a bola para um jogador do V. Guimarães, e (procedido de fora-de-jogo) Soudani marca o golo do empate (79'), e Ricardo, extremo que tinha baixado para defesa direito, numa cavalgada "sozinho" (SL Benfica a dormir, outra vez), remata fraco mas a bola bate em Luisão e Artur Morais é, novamente, batido (81'). Parece mal batido.
Até ao final, os "encarnados" bem bombearam bolas, mas a Taça de Portugal ia para a cidade do berço. Num jogo que Vitória de Guimarães ganhou (2-1), bem, e o Sport Lisboa Benfica perde, e mostra neste jogo o reflexo da época 2012/13. Em pouco tempo todo virou e não ganhou nada.

Vencedor da Taça de Portugal 2012/13: Vitória de Guimarães
Historial da Taça de Portugal:
Benfica - 24 
Porto - 16
Sporting - 15
Boavista - 6
Belenenses e Setúbal - 3 
Académica - 2
Guimarães, Beira-Mar, Leixões, Braga e Estrela da Amadora - 1

Publicado por: Diogo Marques

Sem comentários: